sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como tirar carteira de motorista na Virginia!

Então um post de utilidade pública. Como tirar carteira de motorista aqui em VA.

Para você andar com a carteira internacional aqui tem que ter a nacional e o passaporte junto. A carteira interncional é uma mera tradução da sua carteira nacional, e o passaporte é seu único documento que eles ligam aqui. Além do que você tem 2 meses pra andar com ela aqui, e eles precisam saber quando você entrou no país. 

Primeiro, antes de sair de casa verifique se todas as luzes, buzina e parabrisas do seu carro estão funcionando!
Vá no DMV mais perto de você levando passaporte, DS, social security, statement [documento do banco que é seu comprovante de residencia, tem que ser esse não pode ser nenhum outro documento], carteira internacional e carteira brasileira.

Lá no DMV tu vai ter que preencher uma ficha com dados como, altura e pesa, se você não souber no sistema metrico deles, pode colocar no nosso. Mas a minha altura veio errada na minha carteira. Me deram uns 10cm a mais.

Dai você espera chamarem sua senha ser chamada, e vai para tirar a foto, assinar e ver se você consegue ler as letrinhas lá. DICA: eu não sei o nome de todas as letras em inglês, então eu pedi um pedaço de papel e uma caneta pra escrever as letras, e eles me deram de boa! Depois você vai fazer o teste teórico, que é um computador touch. Primeiro são 10 questões só de placas. Você tem que acertar TODAS as questões. O resultado sai na hora, se passar, vai aparecer pra continuar fazendo o teste. São mais 25 questões de legislação. Esse você pode errar 20%.
Tanto a apostila, e as questões estão disponibilizadas no site do DMV. Eu li a apostila uma vez, mas fiz o teste online que nem uma condenada até praticamente decorar tudo. Principalmente o de placas porque não pode errar nem unzinho!

Depois se você passar no testa teórico já pode fazer o prático. Ah é, pra fazer o prático tens que apresentar o documento do carro. Chegando no carro, você entra, abaixo o vidro e o examinador fica na frente do carro e vai mandar você ligar as luzes pra ver se está funcionando tudo. A primeira vez que eu fiz o teste minha luz do freio estava queimada, então eu nao pude fazer o teste. SIM. Não fiz o teste por causa uma luz queimada. A primeira mulher que fez o exame comigo foi bem grossa. Eu não sei nome de partes do carro e demorei anos pra sacar o que ela queria. A da buzina [horn em inglês] eu realmente não sabia e a mulher foi muito grossa. Chegou até me perguntar se eu falava inglês, dai dei uma leve patada nela. "Não, eu não falo inglês assim como inglês também não é sua primeira lingua, entào será que você pode me mostrar o que é?" Dai ele me mostrou que era o buzina. Todo mundo no DMV não na americano nascido nos estados unidos. Todo mundo veio de fora. Essa era coreana. A segunda foi mais simpatica era do Oriente Médio. Ordem das coisas checadas caso você não entenda o que eles estão te pedindo. Na frente: farol, seta direita, esquerda, sinal de emergencia, parabrisas, buzina. Atras: sinal direito, esquerdo, emergencia e freio.

Tudo certo, ela entra no carro, le uma folha de papel que tem umas orientacões do tipo, não olhe minhas anotações [ela não fez nenhuma comigo] e que ela vai dar as instruções enquanto você está dirigindo.
O teste foi bem ridiculo. Dá umas voltinhas e pronto. Assim que acabar o teste ela não vai te falar se tu passou ou não. NÃO pergunte, ele/ela vai te falar assim que tu entrar dentro do predio do DMV. Se tu passar, paga 4 dolares e pronto. Espera chegar em casa. Eles dão uma folha de papel que é tua carteira provisória. Mas lembro que você ainda terá que andar com seu passaporte pra provar que o nome que tem lá é o seu.

Dai é isso minha gente! Boa sorte pra quem for fazer o exame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário